Coluna do Robson Macedo - Dirigentes da Fifa e o ex - Presidente da CBF José Maria Marim São Investigados por Corrupção

Uma operação liderada pelo FBI deteve sete dirigentes de alto escalão, sob a acusação de corrupção na Fifa. Entre eles está José Maria Marin, ex-presidente da CBF, que deixou o cargo a menos de dois meses. A dois dias da eleição para a presidência da entidade máxima do futebol, autoridades suíças – em parceria com a agência dos EUA – adentraram o hotel cinco estrelas em Zurique em que estes cartolas estavam hospedados e fizeram as detenções, de acordo com nota oficial do Departamento de Justiça norte-americano.
Os detidos no Baur au Lac Hotel serão extraditados para os Estados Unidos, para dar seguimento na investigação. Segundo o comunicado do Departamento de Justiça, um total de 14 réus são acusados de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades.
“A acusação alega que a corrupção é desenfreada, sistêmica, e que está enraizada aqui nos Estados Unidos”, disse procuradora-geral da Justiça norte-americana Loretta Lynch. “Os réus (são acusados) de participação em um esquema de 24 anos para enriquecer a eles próprios através da corrupção no futebol internacional.”
A investigação aponta suborno de US$ 150 milhões (cerca de US$ 450 milhões) em questões ligadas a transmissão de jogos e direitos de marketing do futebol na América do Sul e Estados Unidos.

Fonte:  UOL. 
Leia mais em: http://zip.net/bbnwVk

Nenhum comentário: