Origem á Gleba Rio Bom

Borrazópolis.


A Gleba Rio Bom, como era denominada foi dada a construtora prestadora de serviços, que por sua vez era financiada pelo Banco Pelotense do Rio Grande do Sul. A Construtora não podendo honrar seus compromissos deu como pagamento todas as glebas de terras ao Banco Pelotense. 
Em 1930 o banco foi à falência, então o Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul S/A, como era o maior acionista ficou responsável pelo acervo do extinto Banco no ativo e passivo. Para liquidar estas diversas propriedades o Estado autorizou o Banrisul S/A a lotear, vender e administrar todo o ativo de liquidação do ex Pelotense. 
A Colonização Rio Bom iniciou os trabalhos de loteamento pelo extremo mais próximo dos locais povoados, ou seja, Apucarana, fundando aí o Patrimônio de Rio Bom. Em maio de 1947, o tópofagro Joaquim Vieira Pinheiro (foto acima) chefiando um grupo de medição chegaram ao local onde seria o futuro Patrimônio Borrazópolis. Como não havia estradas, o material necessário foi conduzido por tropa de animais em acesso por picadas. O trabalho de topografia levou seis meses com levantamento do patrimônio e chácaras. No inicio o acampamento era com barracas de lona, instalado na cabeceira do córrego Maringá onde atualmente é o matadouro municipal. Concluído os trabalhos topográficos de campo, as cadernetas foram remetidas para o escritório técnico do Dr. Othon Mader, engenheiro urbanista responsável pelos projetos e plantas, desenhos e cálculos. A Colonização, de posse de todo esse material, foi à Prefeitura de Apucarana (sede da Comarca), registrar o futuro Patrimônio. Cumprindo todas as exigências da época foi definitivamente aprovado e confirmado o nome de Borrazópolis. Criado através da Lei Estadual nº790 de 14 de novembro de 1951, e instalado em 14 de dezembro de 1952, foi desmembrado de Faxinal.

Crédito  - Borrazópolis - história.

Nenhum comentário: