DESTAQUE PARA O AGRICULTOR DE BORRAZÓPOLIS RECEBE APOIO E INCENTIVO PARA IMPLANTAÇÃO DE AGROINDÚSTRIA NO MUNICÍPIO.

PUBLICADO POR LEANDRO CIVIDINI, ATUALIZADO EM BORRAZÓPOLIS.



No dia 02 de agosto a equipe da Secretaria de Agricultura através do Departamento de Indústria e Comércio e Serviços na pessoa do Diretor deste departamento senhor Alessandro Canello, juntamente com o escritório do Emater de Borrazópolis representado pelo senhor Leandro Cividini, acompanhados também pelo Secretário de Agricultura senhor Adriano Tavares e o produtor de Banana senhor José Airso Zerbinatti. Reuniram-se com o senhor Bruno Cavalari que é do departamento comercial da PRODASA (Empresa de Produtos Alimentícios de Arapongas), a visita foi previamente agendada pela equipe municipal para apresentar a Prodasa a matéria-prima que o senhor José A. Zerbinatti está produzindo, que nada mais é do que uma pasta de banada que serve para produção de doce. O senhor José A. Zerbinatti é produtor de banana no município de Borrazópolis e tem uma linha de comercialização, fornecendo banana para o mercado convencional e institucional, no entanto, segundo ele vem sofrendo com um grande volume de perdas com frutos, fora do padrão estético que o mercado exige, mas que tem qualidade alimentar e nutricional igual e com devoluções que o mercado faz quando o fruto madura e não é vendido, o produtor tem que fazer trocas por produto novo e esse produto que ele pega de volta na maioria das vezes é perdido.
Para contribuir com a solução desse problema a equipe do setor de agricultura (Emater e Secretaria de Agricultura) buscou junto a empresas de fora, nesse caso foi a Prodasa, uma forma de fazer o aproveitamento dessa banana que está perdendo. Foi feito o contato com a empresa que prontamente recebeu a equipe municipal e o produtor, onde foi apresentado uma amostra do produto e trocado ideias para futuras negociações, o produtor senhor José A. Zerbinatti voltou embora muito feliz e animado com a possibilidade de encaixar seu produto no mercado.
O município de Borrazópolis sofre com a carência de emprego e renda e devido a isso o setor da Agricultura enxerga uma grande oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do município e com a geração de emprego e renda com qualidade de vida através da agroindústria. Para tanto está sendo elaborado um Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias, dando suporte aos interessados para iniciar ou ampliar seus negócios. O senhor José A. Zerbinatti está recebendo orientação do departamento de Indústria e Comércio do município para aquisição de equipamentos e recebimento de crédito através do FOMENTO PARANÁ gerenciado pelo senhor Alessandro Canello e Adriano Tavares, que através dessas ações possam viabilizar as agroindústrias e aquecer a economia do município de Borrazópolis.

Nenhum comentário: