A Secretaria de Saúde possui uma programação anual que será realizada a partir de março na praça mensalmente intitulada Saúde em Dia com participação de profissionais da Saúde e convidados prestando serviços e dando informações. As outras ações serão via web e rádio.
Nesse mês de fevereiro comemora-se o dia mundial do câncer, o dia nacional da mamografia e a semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência
O dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, para conscientizar a população mundial sobre a doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto.
As chances de se ter câncer aumentam com hábitos ruins como o tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol. Existem atitudes simples e práticas que podem ser tomadas no dia a dia como maneiras eficientes de prevenção contra a doença. A alimentação correta e saudável é extremamente essencial para proteger contra essas doenças. A prática regular de exercício físico reduz as chances de praticamente todos os tipos de câncer.
O acompanhamento médico e a realização de exames anuais são de extrema importância para evitar o surgimento da doença. A chance de cura é sempre maior quando tratado na fase inicial.
A segunda é o dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, data criada para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia a partir dos 40 anos, anualmente. O principal método para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia digital, que identifica lesões muito pequenas, muitas vezes não palpáveis. O exame funciona como uma radiografia da mama e o equipamento utiliza radiação de baixa energia (Raios-X).
A compressão da mama é necessária porque melhora a qualidade da imagem, permitindo que todos os tecidos fiquem totalmente visíveis. Apesar do desconforto, a compressão é rápida e não gera qualquer lesão na mama, sendo imprescindível para o diagnóstico preciso.
A terceira comemoração recentemente sancionada a lei pelo Presidente da República a Semana da Prevenção da Gravidez na Adolescência, que passará a ocorrer na 1ª semana de fevereiro de cada ano. Incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem o objetivo de distribuir informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez na adolescência.
A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vezes, com o mau ou não uso dos métodos contraceptivos. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária. A gravidez precoce é um problema de saúde pública, uma vez que causa riscos à saúde da mãe do bebê e tem impacto socioeconômico, pois muitas das grávidas abandonam os estudos e apresentam maior dificuldade para conseguir emprego.
Os adolescentes dos dias atuais possuem conhecimento sobre a existência de métodos contraceptivos, uma vez que informações são fornecidas nas escolas, televisão e até mesmo pela internet. Entretanto, a maioria não sabe prevenir-se de forma adequada, não compreendendo o funcionamento de cada método, utilizando-o de maneira errônea ou, simplesmente, abandonando seu uso por questões pessoais.
Enfermeiros Camila, Carla, Robson e Tahys e Psicóloga Érica
Nenhum comentário:
Postar um comentário